quinta-feira, janeiro 19, 2012

NOVIDADES

O Primeiro Ano de uma Escola Fantástica! (3ª edição)


de Margarida Fonseca Santos





Este livro mereceu destaque na LEITUR@GULBENKIAN. Aqui ficam as palavras de António Couto Viana, quando saiu a 2ª edição:


A autora deste livro, O primeiro ano de uma escola fantástica, agora em 2ª edição, é a escritora Margarida Fonseca Santos, já com uma obra considerável na nossa literatura juvenil, detentora de dois prémios prestigiantes na modalidade. Este presente volume, como o título indica, descreve, numa prosa agradável, clara, sem preocupações de estilo, o primeiro ano escolar de um colégio de artes, instalado num velho palácio recuperado, que pretende, segundo a directora diligente e compreensível, "formar artistas completos, desinibidos, intervenientes." Ali se ministram aulas de artes plásticas, música, teatro e dança. É a história dos jovens alunos, rapazes e raparigas, durante o ano lectivo, os seus amores e amizades; os seus êxitos e fracassos perante as matérias estudadas; as suas vocações verdadeiras ou ilusórias, que constituem o enredo do livro, onde as peripécias divertidas, bem humoradas, alternam com outras dramáticas, permitindo aos leitores uma franca identificação com esta ou aquela personagem, tão reais na descrição física, intelectual ou sentimental da sua criadora. Como é óbvio, o texto não esquece sérios problemas de sexo, no convívio dos pares amorosos, tratados com delicadeza e uma visão de grande humanidade. O final feliz premeia o fim de ano deste colégio de artes, cuja qualidade literária e originalidade do entrecho justificam a 2ª edição.







CHOCOLATE À CHUVA



de Alice Vieira




Livro recomendado no programa de português do 5º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade III.


Em "Chocolate à Chuva", Mariana é confrontada, entre outros problemas, com um bem difícil: o divórcio. Os pais da Rita, sua amiga de sempre, tomam essa decisão. É a rutura. É o fim da ""casa da Rita"", é o ""tremer"" das coisas sólidas. Mariana vai entrar no emaranhado dos ""quês"" e ""porquês"" e vai sentir-se impotente para ajudar a Rita. Mas "Chocolate à Chuva" é também uma maneira fascinante de acompanhar o crescimento de uma adolescente atenta não só ao que se passa em redor dela mas também à sua própria evolução.

Sem comentários:

Enviar um comentário