segunda-feira, março 01, 2010

LIVROS NOVOS DE MARÇO

Seis das mais famosas peças de Shakespeare são magnificamente ilustradas nesta antologia de adaptações dramáticas que proporciona uma extraordinária e atraente introdução às tragédias de "Hamlet" e "Macbeth", às complexas comédias de "Noite de Reis" e "Sonho de Uma Noite de Verão", e às histórias de amor de "Romeu e Julieta" e "António e Cleópatra".Os resumos das peças de Shakespeare aqui apresentados não poderiam nunca captar todo o brilhantismo dos textos originais, mas desejamos que estas seis peças possam servir para encorajar os jovens leitores a lerem os textos completos ou, melhor ainda, a apreciarem a sua representação em palco.


Uma 3ª edição revista que confirma a cada vez maior importância da ecologia junto das crianças, num tempo em que ela deverá fazer parte da educação e da atitude de cada indivíduo, de modo que a ecologia se torne uma condição de sobrevivência. Não precisas ser adulto para ajudar a salvar a Terra. Eis um livro que ensina as crianças como fazê-lo!
50 Coisas Simples que as Crianças Podem Fazer para Salvar a Terra está repleto de experiências, factos e coisas divertidas. Aprende a conservar a Terra um lugar seguro, saudável para ti, para as outras crianças... e até mesmo para os adultos! Um livro fundamental para as crianças, seus pais e educadores. Para que a Terra viva e nos deixe viver!


O autor recria fábulas, explorando os conflitos presentes no enredo e reflectindo sobre os acontecimentos vividos, sem qualquer recado moralizante. Negócios com lobos ou raposas que trazem sempre maus resultados, as vantagens de pensar pela sua própria cabeça como fez a lebre, a verdadeira grandeza do leão que dispensa vozes de burro, a solidão que veio associada à riqueza de um rato, o suicídio da rã provocado pela ambição de ser maior do que todos os outros são alguns dos assuntos focados que levam o leitor a perceber que há muito de comum entre os animais e os homens.


Depois de "Super-Heróis da História de Portugal I", o Melhor Álbum BD do XVI Festival Internacional da Amadora 2005, os autores continuam a sua viagem através dos episódios mais divertidos da nossa História. Nesta nova série de biografias são contados os feitos de alguns heróis num tom lúdico mas didáctico, com o objectivo de aproximar o leitor dessas figuras sem aqueles excessos de erudição que obrigatoriamente surgem nos livros de História tradicionais.


Este guia de pintura com mais de mil imagens dá-nos a conhecer, por ordem alfabética, os artistas mais importantes da História da Pintura, desde o século XIV até meados do século XIX. O leitor é assim convidado a descobrir os grandes percursores, inovadores ou tradicionalistas, bem como os seus respectivos trabalhos de referência. Cerca de 20 ensaios permitem ainda contextualizar as obras, abordando temas que vão desde as técnicas utilizadas, passando pela história do comércio de objectos de arte, as teorias da arte mais difundidas e ainda as análises clássicas de alguns quadros.


O livro começa com uma auto-apresentação - «Chamo-me ...Albert Einstein. Perguntaram-me muitas vezes como inventava as minhas teorias, de onde tirava as ideias e como arranjava maneira de simplificar as coisas mais complicadas. A resposta é simples. Sempre afirmei que é preciso tentar as coisas noventa e nove vezes para acabar por ser bem sucedido à centésima vez.» No final, o livro inclui um quadro cronológico com os principais acontecimentos da sua vida por décadas e, paralelamente, os principais acontecimentos da História, da Ciência/Tecnologia e das Artes/ Cultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário